terça-feira, 24 de setembro de 2013

Paleolítico - História

  O Paleolítico

   No período Paleolítico, entre 700000 e 15000 a.C, o homem era principalmente caçador e coletor, caçava animais para se alimentar e usar as suas peles para se proteger das intempéries; coletava frutos e raízes para complementar sua alimentação.
   Há cerca de 200 mil anos, vários grupos de seres humanos, ou seja, produtores de cultura, já ocupavam grande parte do Velho Mundo. Eram grupos pertences à espécie Homo neanderthalensis.

Acompanhe as Postagens A Periodização da Pré-História e o Neolítico.

A Periodização da Pré-História - História

A Periodização da Pré-História


  De acordo com a historio grafia tradicional° , já uma divisão entre pré-história e história. A pré-história seria o período anterior a 4000 a.C, quando se iniciaria a história propriamente dita, com o surgimento da escrita. A passagem da pré-história para a história teria sido marcada também pela técnica de fundir metais. A denominada Idade dos Metais seria uma fase de transição entre esses dois períodos da história humana.

Acompanhe as próximas postagens de Paleolítico e Neolítico.

O Meio em que Vivemos - Ciências

O Meio em que Vivemos

Astronomia é considerada uma das ciências mais antigas. Registros pré-históricos já demonstraram que o ser humano observava o céu e relacionava as mudanças do sol, da lua e das estrelas com as mudanças do ambiente e dos seres vivos. Observando o céu, foi possível aos povos indígenas perceberem que um dia após dia as estrelas apareciam e se organizavam da mesma maneira. Foi assim que se iniciou o uso das estrelas para a localização geográfica. Dessas localizações surgiram também os primeiros calendários, prevendo assim a melhor época de plantio e colheita, a criação de animais e, é claro a contagem do tempo.

Megafauna Brasileira - História

Megafauna Brasileira

   Através de vestígios encontrados em sítios arqueológicos brasileiros, em especial no Parque Nacional Serra da Capivara, descobriu-se que 5 grandes grupos de mamíferos herbívoros viviam em manadas. São eles:

  • Paleolama: primo fóssil da Lhama
  • Hippidion: primo fóssil do cavalo.
  • Catonyx: preguiça gigante de tamanho grande.
  • Pampatherium: tatu gigante.

Período dos Metais - História

Período dos Metais

Esse período ocorreu entre os anos 5000 e 4000 a.C. Os metais contribuíram para o desenvolvimento na tecnologia e estão ligados ao Surgimento das Cidades. Além de terem sido fundamentais ao incremento potencial agrícola (neolítico), os metais foram elementos utilizados para diferenciar socialmente as pessoas Ou  seja, o metal foi um elemento de divisão social da população.

Formação do Diamante - Ciências

Como se forma um Diamante

  • Na natureza o diamante se forma depois de um processo demorado e de aquecimento extremo.
  • Uma mistura composta principalmente por carbono e calor.
  • Tem-se notícia do surgimento dos primeiros diamantes por volta de 800 a.C, na índia.
  • É a matéria natural mais dura do mundo.

Síntese Geral

  • Segundo o astrofísico Nikku Machusudan existe um diamante no céu, com massa equivalente a três terras.
  • O planeta encontra-se a 40 anos luz do nosso planeta e possui uma camada de diamante com quase 4 mil km.
  • O diamante é o mineral mais duro que existe.

A Água - Ciências

Texto elaborado por uma aluna de 11 anos, em uma escola de Campo Bom (RS).

A Água

   A água é um recurso natural, fundamental na vida de todos os seres vivos.
   O homem não utiliza a água somente para beber, mas também para fazer da sua saúde, um bem estar. Muitas pessoas acham que a água é um recurso inesgotável, sendo assim, um mito falso.
   A água que temos é muita, mas boa parte dela é salgada (97%), inútil para ser usada por nós, e para nossa higiene. Os outros 3% é doce, mas somente 0,25% dela é dos rios, lagos, e etc, que depois de hidratada está pronta para beber.

A Astronomia na Grécia Antiga - Ciências

A Astronomia na Grécia Antiga 


   Foram os Primeiros a procurar explicações racionais para os movimentos celestes.
   Observaram 5 astros que se moviam diferentemente das estrelas, e lhes deram o nome de planetas, que em grego é  ERRANTES (que vagam sem rumo).
   As idéias dos gregos deram origem a diversos modelos do funcionamento do Sistema Solar.