quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Opiniões de personagens importantes da Astrologia - Ciências

Opiniões de personagens importantes da Astrologia


Na Antiguidade:


Terra - era parada
Céu - girava


Introdução: Na antiguidade acreditava-se que a Terra era parada e que o céu era quem girava.

Ptolomeu:

Geocentrismo

Terra - centro do universo
Restante se movia

Introdução: Com os estudos de Ptolomeu ele afirmou que a Terra era o centro do universo e que o restante se movia, isso foi chamado de Geocentrismo.


Copérnico


Heliocentrismo
Sol - centro do universo
Restante se movia ao seu redor

Introdução: Copérnico acreditava que o sol ficava no centro do universo, e o retante se movia ao seu redor, isso foi chamado de Heliocentrismo.


Hoje


Não temos centro.

Introdução: Todas as possibilidades foram descartadas e o que se afirma, hoje, é que no universo não tem centro.

Mesopotâmia: Terra entre Rios - História

Mesopotâmia: Terra entre Rios


   Mesopotâmia: é uma palavra de origem grega que quer dizer "entre rios".
 Meso= entre e Potamos= rios.
   O nome faz referência ás terras situadas ás margens dos rios Tigres e Eufrates. Por que é tão importante estudar a mesopotâmia? Muitos historiadores consideram a Mesopotâmia o "Berço da Civilização"
   Os povos que habitavam essa região inventaram a roda, organizaram as primeiras cidades, criaram uma das mais antigas formas de escrita e o mais antigo conjunto de leis conhecido além de terem sigo pioneiros nos estudos de Astronomia.

Como nascem os Planetas? - Ciências

Como nascem os Planetas?

   De um modo geral, os pesquisadores acreditam que um planeta nasce a partir dos restos do surgimento de novas estrelas. Os fragmentos de rochas liberado pela formação do astro colidem e se unem uns aos outros. Tudo isso começa com partículas pequenas, de apenas alguns milímetros, que depois de atraírem rochas cada vez maiores, que podem chegar a vários quilômetros de diâmetro. Com o tempo, o emaranhado vai ficando cada vez maior, até que atinge o tamanho e a massa de um planeta.

O Neolítico - História

O Neolítico


   Entre o final do período Paleolítico começou o período Neolítico, onde houve um período que grosseiramente poderíamos chamar de transição: o período Mesolítico.
   A passagem do Mesolítico para o Neolítico deu-se entre 15000 e 10000 a.C. Nessa fase a Terra começava a adquirir suas características atuais, com o fim da última era glacial.  As regiões temperadas foram ficando mais quentes, e as regiões mediterrâneas, mais secas. Surgiram florestas nas regiões temperadas da Europa enquanto ao sul formaram-se áreas secas e desérticas.
   O homem foi diversificando as formas de produção: além de caçar e coletar, passou a cultivar vegetais e a domesticar animais. As primeiras formas de agricultura se deram pelo cultivo de tubérculos,  frutas, hortaliças e cereais. O pastoreio talvez tenha surgido da domesticação de animais por lavradores, que deles se valiam para alimentação (leite e carne), vestuário (peles) e como força de tração (para puxar objetos pesados ou arar a terra).
   O desenvolvimento das forças produtivas no Neolítico libertou o homem da absoluta dependência da natureza. Com a expansão da agricultura, ele saiu em busca de terras férteis, disseminando a Revolução Neolítica.

Acompanhe também as publicações A Periodização da Pré-História e O Paleolítico.